19 de jul. de 2009

O TRABALHO DE UM TEÓLOGO VISIONÁRIO: COMENIUS



Jan Amos Komensky, nome original de Comenius, nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Uhesky Brid, na Morávia, atual República Tcheca. Com a morte de seus pais, vence muitas adversidades. Formou-se em teologia, tornou-se pastor e professor, assumindo o encargo de dirigir as escolas de norte da Morávia.
Expulso de Boemia, devido a guera político-religiosa, percorreu toda a Europa (não-católica), trabalhando e desenvolvendo suas principais idéias sobre educação e, aprofunda um dos grandes problemas epistemológicos de seu tempo, que era do método: Jânua Linguagem Reserata e a Didática Magna (1633-1638).com seus objetivos fundamentais de uma reforma radical do conhecimento humano e da educação.
A síntese de seus ideais educativos, está na máxima: “Ensinar tudo a todos”, permitindo ao homem se colocar no mundo, não apenas como expectador, mas acima de tudo, como ator. Seu ideal pansófico baseava-se na crença que Deus, em sua infinita bondade, colocara a redenção ao alcance de todos, mas para tanto era preciso educá-los. Falhar com a educação ao homem era ofender primeiramente a Deus. Seu ideal pansófico evidencia-se no desejo e possibilidades de ensinar tudo a todos. Pansofia: Organização do saber, um projeto educativo e um ideal de vida, e assim, com a educação universal se conseguirá a reforma global das “coisas humanas” para um mundo perfeito ou Panorthesia.
Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Concebeu uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem, que resultou em propostas pedagógicas, hoje consagradas ou tidas como muito avançadas. Entre suas idéias estavam:
● O respeito ao estágio do desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem;
● A construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação;
● Uma educação sem punição, mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado;
● Pregava também a necessidade da interdisciplinaridade, da afetividade do educador e de um ambiente escolar arejado, bonito, com espaço livre e ecológico;
● Defendia a coerência de propósitos educacionais entre família e escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário